Beco Gama Filho (Pitangueiras, pela Prefeitura; Nossa Senhora das Graças, pelos Correios [Boogie Woogie]) - CEP: 21932-150


Luiz Felipe Maigre de Oliveira Ferreira da Gama (ou Luiz Gama Filho, como era conhecido), filho de Luiz da Gama e Paulina de Oliveira Gama, nasceu em 14 de março de 1906, no Rio de Janeiro.
Casado com Altair Horacina Prado Ferreira da Gama, graduou-se em Ciências Políticas e Econômicas pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro.
Antes de começar a trabalhar, estudou no Colégio Gonçalves Dias, Colégio Pio Americano e no Colégio Pedro II e ao fim deste ciclo foi funcionário do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). Sua incursão no meio empresarial se deu em 1939 ao comprar o Colégio Piedade e no ano seguinte ingressou na atual Universidade Cândido Mendes onde se formou em 1944.
Em 1943, o ginásio recebe carteiras, quadros, mapas e diversos materiais. Muitas mudanças ocorrem e o espaço físico passa por uma reformulação total. O Ginásio Piedade torna-se colégio. Em janeiro de 1951, nasce a Faculdade de Ciências Jurídicas do Estado do Rio de Janeiro.
Filiado ao antigo PR, Gama Filho foi eleito vereador no Rio de Janeiro (então Distrito Federal) em 1947 e em 1950, deputado federal pelo PSD, mandato ao qual renunciou em outubro de 1953 ao assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Distrito Federal, Corte da qual foi presidente por mais de uma vez e que a partir de 21 de abril de 1960 foi denominada Tribunal de Contas da Guanabara. Durante esse período criou e estruturou a Universidade Gama Filho.
Em 1972, a instituição amplia seu campus e recebe o título de Universidade.
Foi a primeira instituição a oferecer um curso superior no subúrbio carioca e considerada uma das mais importantes instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro, tendo sido, nos anos 80, a maior universidade privada da América Latina.
Luiz Gama Filho retornou à vida política como candidato a senador pela Guanabara na legenda da Arena, em 1970 e 1974, mas não obteve sucesso devido à candidatura vitoriosa de Danton Jobim em ambos os casos.
Faleceu vítima de parada cardíaca, no Rio de Janeiro, no dia 28 de maio de 1978.

Com informações da Wikipedia, citando "Um Bairro Chamado Piedade - Memória de um Subúrbio Carioca" e "Três Perfis de um Benemérito do Estado da Guanabara"
Foto: www.rioprevidencia.rj.gov.br

PRINCIPAL