Rua Galo Branco (Jardim Guanabara [Quebra-Coco]) - CEP: 21941-220


Publicado pela primeira vez em 1948 pela Livraria José Olympio Editora, "O Galo Branco" é um livro de crônicas e poesias de Augusto Frederico Schmidt (Rio de Janeiro, 18/04/1906 - 8/02/1965).
Em 1930, Schmidt fundou a Livraria Católica no Rio de Janeiro, que se tornaria, posteriormente, Livraria Schmidt Editora, e que se transformou no ponto de encontro dos intelectuais modernistas da época. Era ali que se reunia o grupo conhecido como "Círculo Católico". A Livraria Schmidt Editora esteve em atividade até 1939, quando foi absorvida e suas instalações foram adquiridas por Zélio Valverde, de cuja firma Schmidt se tornou sócio. Dentre os escritores lançados pela Editora Schmidt figuram autores de peso, tais como Graciliano Ramos, Raquel de Queirós, Vinícius de Morais, Gilberto Freyre, Jorge Amado, dentre outros.
Além de poeta, Schmidt também foi presidente do Club de Regatas Botafogo entre 1941 e 1942. Um de seus últimos atos de sua gestão foi idealizar a fusão do clube que presidia com o homônimo de futebol, Botafogo Football Club, criando assim o Botafogo de Futebol e Regatas.
Em 1952, foi também um dos fundadores da cadeia de supermercados Distribuidora de Comestíveis (ou simplesmente Disco), no Rio de Janeiro.
Amigo pessoal de Juscelino Kubitschek, escreveu inúmeros discursos para o presidente e foi embaixador do Brasil na ONU.
Faleceu em 1965 sem deixar descendentes.

Fonte: Wikipedia e Uol Educação
Reprodução capa: http://books.google.com.br
Foto: Uol Educação (CC)

PRINCIPAL