Rua Flammarion (Jardim Carioca [Dendê]) - CEP: 21921-480


Astrônomo francês, Nicolas Camille Flammarion, mais conhecido como Camille (às vezes até traduzido para Camilo) Flammarion nasceu em Montigny-le-Roi, a 26 de fevereiro de 1842 e faleceu em Juvisy-sur-Orge, a 3 de junho de 1925.
Seu irmão, Ernest Flammarion, foi o fundador das Edições Flammarion.
Foi o mais velho de quatro filhos. Aos quatro anos de idade já sabia ler, aos quatro e meio sabia escrever e aos cinco já dominava rudimentos de gramática e aritmética.
Foi educado em Langres e começou a trabalhar aos 16, no Observatório de Paris, no Departamento de Cálculo de Leverrier. Sua ruptura com os astrônomos deu-se em 1862, com a publicação do livro "La pluralité des mondes habités".
A partir dessa época, Flammarion começou a escrever livros populares de astronomia que foram traduzidos para diversas línguas. Uma de sua obras mais conhecidas é "Astronomia popular", de 1880. Editou uma série de revistas científicas e astronômicas.
No fim de sua vida escreveu sobre pesquisas de física. Em 1883, Flammarion fundou o observatório de Juvisy-sur-Orge, dirigindo-o pelo resto de sua vida, incentivando o trabalho de observadores amadores.
Fundou a Société astronomique de France, em 1887. Seus trabalhos para a popularização da astronomia fizeram com que fosse agraciado, em 1912, com um prêmio da Legião de Honra.
Em 1874, casou-se com Sylvie Flammarion. E, em 1919, viúvo, casou-se outra vez, com Gabrielle Flammarion.
Flammarion foi amigo de Allan Kardec. Ao pé do túmulo deste, fez um discurso em sua homenagem afirmando que Kardec era "o bom senso encarnado". A íntegra desse discurso consta do início de "Obras Póstumas", em edição da Federação Espírita Brasileira.
O capítulo VI de "A Gênese", uma das obras básicas do Espiritismo, intitulado "Uranografia Geral", é a transcrição de uma série de comunicações à Sociedade Espírita de Paris, em 1862 e 1863, sob o título "Estudos Uranográficos", que trazem a assinatura Galileu e tiveram como médium Camille Flammarion.

Fonte: Wikipedia
Foto: Unklar (DP)

PRINCIPAL