Rua Etna (Jardim Carioca) - CEP: 21920-210


O Etna é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europa (e da Itália) e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3.340 metros de altitude, variando devido às frequentes erupções.
Além disso, é também a mais alta montanha da Itália ao sul dos Alpes. A extensão total da base do vulcão é de 1.190 km², com uma circunferência de 140 km, superando em quase três vezes o tamanho do Vesúvio.
É um dos vulcões mais ativos do mundo e está praticamente em constante erupção. Ocasionalmente, o Etna pode ser bastante destrutivo, mas, normalmente, as erupções não oferecem grande risco à população que vive nas localidades próximas. Os solos vulcânicos em redor propiciam bons campos para a agricultura, com vinhedos e hortas espalhados nas fraldas da montanha e em toda planície de Catânia, ao sul.
Devido à recente atividade vulcânica e ao fato de estar numa região densamente povoada, o Etna foi designado como um dos 16 vulcões da década pelas Nações Unidas.
Na Roma Antiga, era conhecido como Ætna, nome derivado provavelmente do grego antigo aitho ("queimar violentamente") ou do fenício attano.
A atividade vulcânica do Etna começou há aproximadamente 500 milhares de anos, com erupções sob a superfície marinha, ao largo da costa da Sicília. O vulcanismo começou a ocorrer há cerca de 300 mil anos a sudoeste do cume que hoje o vulcão apresenta, para o qual se moveu há uns 170 mil anos. As erupções de então começaram a construir o cone vulcânico principal, formando um estratovulcão em erupções efusivas e eruptivas alternadas. O crescimento da montanha foi ocasionalmente interrompido por erupções maiores que levaram ao colapso do cume para formar caldeiras.
É considerado um vulcão ativo. A última erupção ocorreu no dia 12 de abril de 2012.

Fonte: Wikipedia
Foto: Josep Renalias (CC)

PRINCIPAL