Rua Estocolmo (Jardim Carioca) - CEP: 21931-480


Estocolmo (em sueco, Stockholm) é a capital e maior cidade da Suécia. É a sede do governo sueco, representado na figura do Riksdag, Parlamento nacional do país, além de ser a residência oficial dos membros da monarquia sueca. Em 2008, a área metropolitana de Estocolmo era o lar de cerca de 21% da população da Suécia e contribuia com mais de 1/3 do PIB do país. Segundo dados de 2010, a cidade de Estocolmo propriamente dita tinha uma população de 807.311 habitantes, enquanto que a área urbana, cerca de 1,3 milhão de moradores, e sua região metropolitana, a maior aglomeração urbana do país, que engloba as demais cidades periféricas ou próximas de Estocolmo, além dela própria, cerca de 2 milhões.
É maior e mais importante centro urbano, cultural, político, financeiro, comercial e administrativo da Suécia desde o século XIII.
O nome Stockholm nasce da junção de dois nomes; a primeira parte, stock, que significa literalmente "tronco de madeira", enquanto que a segunda parte, holm significa ilha, referindo-se à ilhota de Helgeandsholmen na zona central de Estocolmo, de onde a cidade surgiu.
As duas referências mais antigas conhecidas da cidade de Estocolmo datam ambas inseridas em documentos em latim, o primeiro (de julho de 1252) e o segundo, de 19 de agosto do mesmo ano.
A cidade foi fundada por Birger Jarl, sem que haja a certeza de ter efetivamente ocorrido nessa altura, com o intuito de proteger a Suécia das invasões marítimas de navios estrangeiros, e também com o objetivo de tentar travar as pilhagens de cidades tais como Sigtuna nas margens do lago Mälaren.
A que agora é a cidade velha (Gamla Stan) foi edificada perto da ilha de Helgeandsholmen entre 1300 e 1500.
Estocolmo fica na parte da costa oriental da Suécia. Está situada num arquipélago de 14 ilhas e ilhotas, unidas por 53 pontes, na região onde o Lago Mälaren encontra o Mar Báltico. Predominam planícies, chegando no máximo a 200 m de altitude em alguns pontos. Cerca de 30% da cidade está coberta de canais e outros 30% são ocupados por parques e zonas verdes, proporcionando à cidade um clima mais favorável do que se deveria esperar, principalmente devido à elevada latitude no contexto europeu.
A cidade tem um clima continental. Devido à latitude, o clima deveria ser mais frio, mas é ameno, devido à influência da corrente do golfo. Os verões são agradáveis com a temperatura máxima variando entre os 20 e os 23°C e a mínima por volta dos 15 °C. Os invernos são frios com temperaturas ao redor os 0°C. A precipitação anual é de 539 mm, sendo que a média de dias úmidos por ano é 164.

Fonte: Wikipedia
Foto: Prefeitura de Estocolmo (Andreas Trepte - CC)
Foto: ABL

PRINCIPAL