Rua Escalda (Jardim Carioca) - CEP: 21921-130


Escalda (em holandês, "Schelde"; em francês, "Escaut") é um rio da Europa. Possui 350 km de extensão. Nasce no norte da França (em Aisne), entra na Bélgica e próximo a Antuérpia toma a direção oeste para os Países Baixos, desaguando no Mar do Norte. O Escalda é o principal rio entre as cidades belgas de Gante e Antuérpia.
Existem relatos e vestígios desde o tempo dos romanos, cujo domínio na região estendia-se até perto de 100 km para norte junto ao Reno. Por volta do ano de 260 começam as ofensivas dos francos.
Em 290, estes controlavam já o rio, e eram constantes os atos de pirataria a que as embarcações romanas estavam sujeitas. Em vão prosseguiam as tentativas romanas de os expulsar da região.
No século IX, os vikings usavam o Escalda como ponto de acesso à região dos Países Baixos.
No Tratado de Verdun de 843, após a morte de Carlos Magno, o seu reino foi divido em três. O Escalda tornou-se fronteira entre os reinos de Lotário I e de Luís, o Germano, sendo seguidamente palco de diversos confrontos entre os dois reinos.
Permaneceu como fronteira até 1528, então fronteira entre o Reino da França e o Sacro Império. No século XVII, a zona do Escalda - principalmente Antuérpia - tornou-se um importante centro econômico graças ao comércio. Contudo, devido à queda da cidade nas mãos da Espanha, grande parte dos comerciantes mudou-se para Amesterdã. O trânsito no rio foi interditado às embarcações mercantis.
Apenas em 1813 foi reaberta a navegação comercial do Escalda, desta vez até 1830, data da independência da Bélgica. Após a pacificação das relações entre a Bélgica e os Países Baixos, em 1839, foi assinado um Tratado do Escalda, em que belgas e holandeses se comprometeram a manter a livre circulação no rio.
Na II Guerra Mundial, a zona era de importância estratégica e tornou-se palco de ferozes confrontos. Já após o desembarque na Normandia, os alemães tentaram capturar Antuérpia para cortarem as linhas de abastecimento dos aliados, e deu-se então a famosa Batalha das Ardenas.

Fonte: Wikipedia
Foto: o Escalda em Antuérpia (Gebruiker:LennartBolks)

PRINCIPAL