Rua Ericeira (Cacuia [oficialmente, Jardim Carioca]) - CEP: 21931-415


Ericeira é uma vila turística portuguesa situada a 35 km a noroeste do centro de Lisboa, a 18 km de Sintra e a 8 km de Mafra. É freguesia do Concelho de Mafra, com 12,19 km² de área e 10.260 habitantes (dados de 2011). Densidade: 841,7 hab/km². Vila muito antiga, presumivelmente local de passagem e instalação dos fenícios.
Reza a lenda que o nome Ericeira significa, na origem, "terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços-do-mar que abundavam nas suas praias. No entanto, investigações mais recentes apontam o ouriço-cacheiro e não o do mar como inspirador do nome. Com a descoberta de um exemplar do antigo brasão da Vila, hoje no Arquivo-Museu da Misericórdia, confirmou-se que o animal ali desenhado é, de fato, um ouriço-cacheiro.
A história da Ericeira remonta, assim, a cerca de 1.000 a.C. Seu primeiro foral data de 1229, concedido pelo então grão-mestre da Ordem de Aviz, D. Fr. Fernão Rodrigues Monteiro, que assim instituiu o Concelho da Ericeira.
Novas cartas de foro concedidas por D. Afonso IV, em 1369, e por D. Manuel I em 1513, vieram nobilitar a vila, doada pelo mesmo D. Manuel ao infante D. Luís e por este ao seu filho natural D. Antônio, prior do Crato, forte opositor à tomada do poder real por Filipe II de Espanha. Em 1589, no Forte de Milreu, D. António fez uma gorada tentativa de desembarque de tropas com o objetivo de conquistar o poder.
Em 1855, na sequência de uma reordenação administrativa do território, Ericeira deixou de ser concelho para ficar na dependência de Mafra, como está até os dias de hoje.
Ericeira conheceu no século XIX, a sua época áurea, enorme incremento, porquanto foi o porto mais concorrido da Estremadura, com alfândega, por onde se fazia o abastecimento de quase toda a província. A antiga importância comercial tem hoje correspondente no notável movimento turístico, resultante da situação e do clima privilegiado de que goza.
Foi o local do embarque para o exílio da família real portuguesa, episódio que assinala o término do regime monárquico em 1910.

Fonte: Com informações da Wikipedia, a partir do site da Junta de Freguesia da Ericeira (www.jf-ericeira.pt)
Brasão: Wikipedia



PRINCIPAL