Rua Ebro (Jardim Carioca) - CEP: 21921-400


O Ebro é um dos maiores rios da Espanha e da Península Ibérica. Nasce em Fontibre, na Cordilheira Cantábrica (Cantábria), e percorre Miranda do Ebro, Logroño, Saragoça (Zaragoza), Flix, Tortosa, Amposta e acaba num delta desaguando no Mediterrâneo, na província de Tarragona.
O seu nome latino (Iberus Flumen) parece estar relacionado com o nome da península e o dos seus habitantes pré-romanos, os iberos. Pode também estar relacionado com a palavra basca "ibar" (que significa "vale").
De acordo com um antigo plano hidrológico espanhol, entretanto rejeitado, suas águas deveriam ser canalizadas e desviadas em parte para abastecer as comunidades autônomas de Valência e Múrcia.
Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), foi travada nas suas margens uma das mais decisivas batalhas: a batalha do Ebro (de março de 1938 a fevereiro de 1939), a ofensiva final que decidiu o destino da guerra, com a desagregação final do exército popular.
É considerada a mais sangrenta batalha da guerra civil, porque deixou mais do que a soma de 100 mil vítimas em ambos os lados.
Depois da batalha do Ebro, foi realizada a conquista da Catalunha. Em fevereiro de 1939, o Barcelona caiu para os rebeldes. Foi a última grande campanha de guerra civil.
O delta do Ebro cobre 330 km²: 20% são áreas naturais e a área restante é agrícola e urbana; os campos de arroz no delta cobrem sobre cerca de 21 mil hectares.
O rio sofre suas enchentes mais frequentes na estação fria, de outubro a março (no Hemisfério Norte), mas, por vezes, prolongam-se no trecho final até maio.
É um rio caudaloso, tendo no final do verão fortes estiagens e na primavera, com o degelo dos Pirineus, apresenta o seu máximo caudal (fluxo).
Em Tortosa chegou a 32 m³/s em período de seca e mais de 10 mil m³/s em algumas enchentes.

Fonte: Wikipedia e Wikiteka
Foto: o Ebro em Saragoça (Escarlati)



PRINCIPAL