Filho do português Bernardo Leopoldo e Silva e de Ana Rosa Marcondes Leopoldo, Duarte Leopoldo e Silva nasceu em Taubaté, a 4 de abril de 1867 e faleceu em São Paulo, a 13 de novembro de 1938.
Foi segundo bispo de Curitiba, 13° de São Paulo e seu primeiro arcebispo.
Era conde romano e assistente ao sólio pontifício.
Realizou seus primeiros estudos na terra natal. Tendo desejado seguir a carreira de Direito, ingressou no curso preparatório da Faculdade de Direito de São Paulo, o qual concluiu em 1844. Mudando de ideia, resolveu cursar Farmácia, na Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro. Tendo ficado doente, desistiu do curso e retorno à casa paterna, a esta altura em Caçapava (SP), quando, então, manifestou, sua vocação sacerdotal. Tendo procurado o Seminário Episcopal de São Paulo, não foi bem recebido, mas insistindo, acabou matriculado em 1887. Como já possuía uma cultura destacada para a época, tornou-se professor.
Foi ordenado por D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, na capela do Seminário Episcopal de São Paulo, a 30 de outubro de 1892. Sua primeira missa foi celebrada em Caçapava. Após a ordenação, foi nomeado coadjutor de Jaú, depois, foi o primeiro pároco de Santa Cecília, em São Paulo. Muito trabalhou para a criação das paróquias da Lapa e Água Branca. Foi agraciado com o título de monsenhor prelado doméstico.
Foi indicado bispo de Curitiba a 10 de maio de 1904, aos 37 anos. Foi sagrado bispo, no Colégio Pio Latino Americano, em Roma, no dia 22 de maio de 1904, sendo sagrante principal D. Rafael Cardinal Merry del Val y Zulueta, e como um dos consagrantes D. Silvério Gomes Pimenta, bispo de Mariana. A 2 de outubro de 1904, tomou posse da sua extensa diocese, que abrangia o território de Santa Catarina. Procurou, então, aumentar o número de padres, instalou congregações religiosas, criou paróquias, hospitais e escolas. Por dois anos, serviu ele à igreja de Curitiba, até que a 18 de dezembro de 1906 foi indicado para a sé de São Paulo, da qual tomou posse a 14 de abril de 1907, aos 40 anos.
Em 7 de junho de 1908, o papa Pio X, atreves da bula Diocesium nimiam amplitudinem criou a Província Eclesiástica de São Paulo, elevando a sede à Arquidiocese.
A posse de D. Duarte como arcebispo foi a 11 de outubro de 1908, na velha sé, tendo recebido o pálio a 29 de junho de 1909, em Petrópolis, onde ficava a sede da Nunciatura Apostólica.
D. Duarte Leopoldo foi arcebispo de São Paulo até 13 de novembro de 1938, quando veio a falecer, aos 71 anos.
Fonte: Wikipedia
Retrato de Dom Duarte Leopoldo e Silva. Óleo sobre tela. Data: 1913. Autor: Henri Benard (1860-1927). Coleção do Museu de Arte Sacra de São Paulo (DP)