O Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa (depois do Volga), e tem entre 2.845 e 2.888 km de extensão, atravessando o continente de oeste a leste.
Passa por diversas capitais da Europa e constitui a fronteira natural de 10 nações.
O Danúbio recebe diferentes nomes ao longo dos países que percorre: em alemão, "Donau"; em eslovaco, "Dunaj"; em húngaro, em "Duna"; em croata, búlgaro e em sérvio, "Dunav"; em romeno, "Dunare"; e em ucraniano "Dunái". Em latim, seu nome era "Danubius".
Todas as formas derivam do termo proto-indo-europeu danu, que significa "rio" ou "corrente".
É importante via comercial. Sua bacia hidrográfica se estende por 796 mil km². Seu fluxo médio é de 6 700 m³/s.
O rio tem sua fonte na Floresta Negra, a 60 km a noroeste do Lago Constança (em alemão, Bodensee), na Alemanha, a partir de dois pequenos ribeirões chamados Brigach e Breg, que se juntam em Donaueschingen (Alemanha) e são chamados Danúbio dali em diante. Atravessa em seguida o norte de Áustria (passando por Viena), o sul da Eslováquia, passando por Bratislava, atravessa a Hungria do norte ao sul passando por Budapeste, a Croácia a leste, o norte da Sérvia e Montenegro, passando por Belgrado, marca a fronteira entre a Sérvia e a Romênia, e também entra a Romênia e a Bulgária, antes de desaguar no Mar Negro na Romênia, formando um grande delta que chega à fronteira da Ucrânia.
O delta do Danúbio é uma região natural protegida na Romênia, principalmente na floresta Letea, de aspecto tropical. Está classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1991.
O Danúbio é formado por dois córregos que descem da Floresta Negra, o Breg e o Brigach. O Breg sobe perto de Furtwangen, com 1.078 metros de altitude. Tendo uma rota mais longa, a sua fonte, está localizado a apenas cem metros da linha da bacia hidrográfica do Rio Reno, é considerada a origem geográfica do Danúbio. As duas correntes se encontram em Donaueschingen, onde formam um chafariz monumental chamado de "Donauquelle", simbolizando a fonte oficial do rio. O Danúbio atravessa, em seguida, a Bavária, as cidades de Sigmaringen, Ulm, Regensburg e Passau, e do norte da Áustria (via Linz e Viena), ao longo do sul da Eslováquia através de Bratislava, em toda a Hungria de norte ao sul através de Budapeste, ao longo da Croácia para o leste, através do norte da Sérvia por Belgrado, marca a fronteira entre a Sérvia e a Romênia e entre a Romênia e a Bulgária, antes desaguar no Mar Negro na Romênia, formando um grande delta que faz fronteira com a Ucrânia. A Moldávia tem acesso a cerca de 300 metros para a margem esquerda do rio.
O delta do Danúbio é uma área natural protegida na Romênia. É classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1991. A Romênia inaugurou em 1984 um canal de 64 km de Cernavoda diretamente para o Mar Negro como um atalho para 400 km.[5]
A contribuição de diferentes países ao longo do fluxo do Danúbio é a seguinte: Áustria (22,1%), Romênia (17,6%), Alemanha (14,5%), Sérvia (11,3%), Bósnia (8 , 8%), Croácia (6,4%), Hungria (4,3%), Ucrânia (4,3%), Bulgária (3,7%), Eslovénia (3,1%), Eslováquia (1,9 %), República Tcheca (1,2%) e, Moldávia (0,7%).
A população localizado na bacia do Danúbio foi estimada em 81 milhões em 2005.
A bacia do Danúbio é uma vasta região, cujo povoamento se iniciou em tempos muito remotos.
Sua grande importância estratégica se deve a que, ao formar a maior parte da Europa Central, sempre serviu de rota natural entre a Europa do Norte, a Europa do Leste, a Europa Ocidental e a Europa Mediterrânea.
Em 1987, o rio foi incluído como patrimônio mundial da Unesco.
Fonte: Wikipedia
Foto: o Danúbio em Ulm, visto a partir da catedral da cidade (Patrick Sauter/GFDL)