Alberto Santos-Dumont nasceu em Palmira (MG) a 20 de julho de 1873. Ainda pequeno, a família se mudou para Valença (atual Rio das Flores) e passou a se dedicar ao café. Em seguida, seu pai comprou a Fazenda Andreúva a cerca de 20 km de Ribeirão Preto. Ali, o pai logo percebeu o fascínio do filho pelas máquinas da fazenda e direcionou os estudos do rapaz para a mecânica, a física, a química e a eletricidade.
Em 1891, então com 18 anos e emancipado, foi para a França completar os estudos. Em 1897 fez seu primeiro voo num balão alugado. Um ano depois, subia ao céu no balão Brasil, construído por ele. Mas procurava a solução para o problema da dirigibilidade e propulsão dos balões. Projetou então o seu n° 1, com forma de charuto, com hidrogênio e motor a gasolina. Em 20.09.1898 realizou o primeiro voo de um balão com propulsão própria. No ano seguinte voou com os dirigíveis n° 2 e n° 3. O sucesso de Santos-Dumont chamou a atenção do milionário Henri Deutsch de la Meurthe que no dia 24.03.1900 ofereceu um prêmio de 100 mil francos a quem partisse de Saint Cloud, contornasse a Torre Eiffel e retornasse ao ponto de partida em 30 min. Santos-Dumont fez experiências com os números 4 e 5. Em 19.10.1901 cruzou a linha de chegada com o n° 6, mas houve uma polêmica graças a um atraso de 29 segundos. Em 4.11, o Aeroclube da França declarou-o vencedor. Além do Prêmio Deutsch recebeu do presidente Campos Salles outro prêmio no mesmo valor e uma medalha de ouro. Santos-Dumont continuou construindo seus dirigíveis. O numero 11 foi um bimotor com asas e o numero 12 parecia um helicóptero. Em 23.10.1906, no Campo de Bagatelle, o 14-Bis voou por uma distância de 60 m, a três m de altura e conquistou a Taça Archdeacon. O dinheiro do prêmio foi distribuído para seus operários e os pobres de Paris, como era seu costume.
Em 12.11.1906, na quarta tentativa, conseguiu realizar um voo de 220 metros, estabelecendo o primeiro recorde de distância e ganhando o Prêmio Aeroclube. Santos-Dumont não ficou satisfeito com os números 15 a 18 e construiu a série 19 a 22, de tamanho menor, os Demoiselles. Não patenteava seus inventos. Em 1909, obteve o primeiro brevê. Cansado e com saúde abalada, Santos-Dumont realizou seu último voo em 18.09.1909. Em 1910 retirou-se do convívio social. Em 1914, aeroplanos começaram a ser usados na I Guerra e Santos-Dumont amargurou-se ao ver sua invenção ser usada com finalidades bélicas. Passou a se dedicar à astronomia, residindo em Trouville. Em 1915, com a piora na sua saúde, decidiu retornar ao Brasil. Já sofrendo de depressão, refugiou-se em Petrópolis, onde projetou e construiu "A Encantada", permanecendo lá até 1922, quando visitou amigos na França. Em 1926, apelou à Liga das Nações para que se impedisse a utilização de aviões como armas de guerra. Naquele ano, internou-se em sanatório na Suíça. Em 1931, esteve em casas de saúde na França. De volta ao Brasil, passou por Araxá, Rio, SP e finalmente Guarujá, onde se instalou no Hotel La Plage, em maio de 1932, ano em que explodiu a chamada Revolução Constitucionalista. Isso incomodava Santos-Dumont, que lançou apelos para que não houvesse guerra civil. Mas aviões atacaram o Campo de Marte, em 23 de julho. Possivelmente isso pode ter piorado sua angústia. Nesse dia, aproveitando-se da ausência de seu sobrinho, suicidou-se, aos 59 anos de idade, sem deixar descendentes.
Fonte: Uol Educação
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