Colônia Almirante Gomes Pereira (Zumbi [Colônia Z-10] [oficialmente Cacuia])


Inicialmente, Colônia Z-1 e posteriormente Colônia Z-10 (como é conhecida até hoje), a Colônia Almirante Gomes Pereira leva este nome desde 2006, em homenagem ao vice-almirante Antônio Coutinho Gomes Pereira (Rio de Janeiro, 1865 - Rio de Janeiro, 1926), ministro da Marinha de 15 de novembro de 1918 a 26 de julho de 1919, durante o governo de Delfim Moreira (1918-1919).
É considerada a primeira colônia de pescadores do Brasil. Foi fundada em local cedido pela Marinha em 1920, que a regulamentou em 1938, estabelecendo condições para a permanência dos moradores.
Hoje, a colônia não se restringe ao espaço geográfico que ocupa, nem tampouco à atividade pesqueira em si, uma vez que muitos de seus moradores não são pescadores, assim como também, muitos de seus associados residem em outros lugares.

Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Wikipedia, "Memória e Identidade entre os Pescadores da Colônia Z-10 na Ilha do Governador, Rio de Janeiro", de Luciana Lang Reinisch (IFCS/UFRJ), Fátima Karine Pinto Joventino (Soletc/UFRJ) e Sidney Lianza (Soltec/UFRJ)
Foto: Superior Tribunal Militar

PRINCIPAL