Cerro Azul é um município do Estado do Paraná. Em 2007, sua população era de 17.693 habitantes. É conhecida como a terra da laranja, pelas inúmeras produções. Fica a 92 km da capital do estado, contando atualmente com asfalto em todo o percurso da estrada, que liga a cidade a Rio Branco do Sul.
Cercada de montanhas, seus bairros afastados - dentre os quais Lageado Grande - constituem campo para ótimo lazer ao contato com a natureza. População rural e simples, encontra na agricultura sua principal fonte de renda.
Uma de suas maiores atrações é a Festa da Laranja que apresenta ao estado o que é produzido pela agricultura local.
Ainda, têm os seus habitantes o privilégio do contato com o Rio Ribeira, rio este que, por sua profundidade encanta todos aqueles que se aventuram nas suas águas conhecidamente perigosas a fim de complementar o panorama natural que ali se encontra.
O termo "cerro" é expressão de origem espanhola e designa morro (elevação montanhosa). A denominação provém da existência de um morro nas cercanias do município. Este cerro em certas ocasiões oferece um perfil de tom azulado, daí a incorporação pelos fundadores do povoado, do nome Cerro Azul.
Cerro Azul também pode ser uma vila de pescadores e inicialmente um porto comercial na província de Cañete, na região de Lima, no Peru, localizada a 131 km ao sul da capital.
Fonte, bandeira da cidade paranaense e brasão da vila peruana: Wikipedia