Rua Castorina Faria Lima (Portuguesa [Santos-Dumont]) - CEP: 21931-574


Mãe do brigadeiro Faria Lima (ex-prefeito de São Paulo entre 1965 e 1969, nascido e falecido no Rio), Castorina Faria Lima nasceu em São Mateus no norte do Espirito Santo, quase junto à Bahia.
Filha de fazendeiro da região, casou-se com um jovem português, João Soares de Lima que chegara ao Brasil com seu pai e irmão. O assassinato de seu irmão causou enorme tristeza a seu pai que retornou à torrinha, Beiris, uma freguesia da Cidade do Porto.
João Soares de Lima, entretanto, decidiu ficar no Brasil. Com D. Castorina teve cinco filhos: José Vicente, o prefeito de São Paulo; João, almirante-de-esquadra, que comandava o cruzador Minas Gerais; Rômulo, o único que não seguiu a carreira militar; Roberto, tenente-brigadeiro-do-ar; e Floriano Peixoto, que também atingiu o posto de almirante, foi presidente da Petrobras e o governador da fusão entre os estados do Rio de Janeiro e a Guanabara, em 1975.
A matriarca vivia sozinha num casarão na Rua Pio Dutra, na Freguesia, rodeada de cachorros e de uma floresta de arvores frutíferas, inclusive exemplares de jaca e abiu.
Adorava palavras cruzadas e era exímia na arte do tricô.
Faleceu em 4 de julho de 1977.

Agradecimentos ao neto, José Roberto Faria Lima, pelas informações e cessão da fotografia
Com informações da comunidade do Orkut História da Ilha do Governador (www.orkut.com/Main#Community?cmm=7423562) e do Acervo Digital d'O Globo (http://acervo.oglobo.globo.com)



PRINCIPAL