Rua Capitão Barbosa (Cocotá/Praia da Bandeira, pela Prefeitura; só Praia da Bandeira, pelos Correios) - CEP: 21921-525

(antiga Estrada Capitão Barbosa, anteriormente Estrada da Tapera)


Oficial da Guarda Nacional, Pedro Barbosa da Silva nasceu na Ilha, onde exerceu diversos cargos públicos, inclusive o de delegado de polícia na virada do século XIX para o XX.
Morador da região do Jequiá e figura ilustre do bairro, grande nacionalista, muito colaborou para o desenvolvimento do lugar. Sua esposa, Anna Mendonça Barbosa da Silva, nos anos 20, era diretora de uma escola na Estrada da Tapera e um militar amigo da família teve a iniciativa de construir, na Ponta do Tiro, um pequeno forte com um canhão e um mastro para hastear a Bandeira Brasileira, a fim de que as crianças da escola pudessem comemorar o Dia da Bandeira. A escola foi transferida para a Praia do Zumbi e hoje é a Escola Municipal Cuba.
Em 1938, através do Decreto nº 6.172, o antigo prolongamento da Estrada Capitão Barbosa passa a se denominar Rua Capitão Barbosa. Pedro Barbosa da Silva já havia recebido a primeira homenagem em 1920, quando a Estrada do Tapera recebeu o nome da Estrada Capitão Barbosa.
Está sepultado no cemitério da Cacuia.

Agradecimento ao Prof. Jaime Moraes, do Fotolog Ilha Antiga, e a Maria Magdalena Brito Araujo, por parte das informações
Fonte: "O Globo", de 9 de julho de 1928 (http://acervo.oglobo.globo.com), Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, de 1890 e de 1902 (Acervo Biblioteca Nacional), Portal Rio Geo (http://portalgeo.rio.rj.gov.br) e www.rotaryilha.org.br
Foto: "O Globo", de 15 de maio de 1929 (http://acervo.oglobo.globo.com)

PRINCIPAL