Cáli (em espanhol, Cali, sem acento) - ou, mormente, Santiago de Cáli - é a capital e a maior cidade do departamento do Vale do Cauca, na Colômbia, situada entre as cordilheiras ocidental e central dos Andes, nas margens do Rio Cauca. Tem cerca de 2.33 milhões de habitantes e foi fundada em 1536. É a terceira cidade mais povoada da Colômbia com 2.370 mil habitantes em 2004.
A história de Cáli começou há mais de 450 anos, quando o explorador espanhol Sebastián de Belalcázar passou pelo interior colombiano, estabelecendo várias povoações, nomeadamente a de Santiago de Cáli, em 1536. Contudo, esta povoação não teve um grande desenvolvimento até o século XX. Por essa altura, foi construída a linha ferroviária para o porto do Buenaventura, e foi aberto o canal do Panamá. Em 1954 pôs-se em prática um importante projeto hidrelétrico no Rio Cauca, o que promoveu o desenvolvimento industrial e a irrigação agrícola. Este desenvolvimento econômico regional foi seguido por investimentos significativos na indústria da cana-de-açúcar, o que ajudou ao desenvolvimento da cidade.
Cáli sofreu duramente com a crise das máfias como o resto da Colômbia durante as décadas de 70 até a de 90. O Rio Cáli, que atravessa a cidade, divide a parte antiga colonial da área mais moderna. Ao sul do rio fica o centro histórico da cidade, cuja parte principal é a que engloba a Plaza de Cayzedo. Na proximidade desta praça fica situada a iglesia de la Merced, quase tão antiga como a cidade, com um estilo tipicamente colonial (espanhol). O convento desta igreja histórica possui dois importantes museus com coleções de artefactos pré-colombianos e de arte colonial.
Em nível industrial, são de referir as indústrias do tabaco, têxtil, do papel e de materiais de construção. A economia de Cáli é também conhecida pela sua ligação com o tráfico ilegal de drogas.
Fonte e brasão: Wikipedia