Rua Cabo Afonso Ferreira (Portuguesa [casinhas]) - CEP: 21932-640


Cabo da PM, Afonso Ferreira nasceu em Rocha Miranda.
Entrou para a Polícia Militar em 1968, saído do Centro de Formação de Praças (Cfap).
Durante sua vida profissional, pertenceu ao Regimento da Escola de Infantaria e foi até da guarda de segurança do ministro da Justiça Armando Falcão (1974-1979).
Neste ano, veio para o 17° BPM (embora morador de Olaria), para trabalhar no Patrulhamento Tático-Móvel (Patamo), mais tarde passando para o setor de trânsito, justamente quando tornou-se mais conhecido.
Devido à sua atuação (inclusive com direito a, depois do expediente, cuidar das rosas e pinheirinhos que plantou no canteiro central da Estrada do Galeão, na altura do sinal de trânsito onde atuava), recebeu o título de cidadão benemérito.
Na eleição de 1996, concorreu a uma vaga de vereador pelo PSDB, mas não conseguiu pontuação suficiente para se eleger, ficando como segundo suplente de Roberto Dinamite.
Com a saída deste para deputado federal, e, como o primeiro suplente não completou o restante, Afonso Ferreira terminou o mandato, por pouco mais de um ano final.
Faleceu em decorrência de diabetes, que já lhe havia amputado parte da perna.

Agradecimentos a Marcone Malta de Albuquerque, pela indicação; e ao Prof. Jaime Moraes Filho, do Fotolog Ilha do Governador, pela digitalização do jornal
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro, "Ilha Notícias" e Wikipedia
Foto: reprodução "Ilha Notícias"

PRINCIPAL