Rua Budapeste (Freguesia) - CEP: 21911-300


Budapeste (em húngaro, Budapest) é a capital e a maior cidade da Hungria, e a sexta maior da União Europeia. Localiza-se às margens do Rio Danúbio e possui 1.712. 710 habitantes (dados de 2009).
Foi fundada em 17 de novembro de 1873 com a fusão das cidades de Buda, na margem direita do Danúbio; com Peste, na esquerda. Seus habitantes chamam-se budapestinos.
Em torno de 89 a.C., na margem direita do Danúbio, os romanos fundaram a cidade de Aquincum, no local que viria a tornar-se Ôbuda (Óbuda, em húngaro, "Velha Buda"; hoje um subúrbio de Budapeste). De 106 d.C. até o século IV, Aquincum foi a capital da província romana da Panônia Inferior. Do outro lado do rio, foi surgindo ao longo do tempo uma povoação que se chamaria Peste (Pest, em húngaro).
Por volta de 900 d.C., a região foi ocupada pelos magiares, que fundaram o Reino da Hungria. Ao sul de Ôbuda e em frente a Peste, numa colina à margem do Danúbio, os magiares ergueram em 1241 um castelo real, numa localidade que viria a chamar-se Buda. Em 1361, Buda tornou-se a capital da Hungria.
Em 1541, Buda e Peste caíram sob domínio otomano e a primeira passou a ser a sede de um paxá turco. A área foi reconquistada pelos Habsburgo em 1686.
Ao longo dos séculos XVIII e XIX, Peste cresceu rapidamente e tornou-se um centro comercial. As três cidades - Ôbuda, Buda e Peste - foram fundidas por decisão do governo revolucionário em 1849, decisão revogada quando a revolução foi reprimida pelos Habsburgos. Com o Compromisso de 1867, que concedeu à Hungria um governo autônomo no seio da Monarquia Austro-Húngara, a fusão foi mais uma vez efetuada (1873), criando a cidade de Budapeste, capital da Hungria. Em 1900, a sua população atingiu 730 mil habitantes; em 1930, um milhão.

Fonte e foto: Wikipedia (CC)

PRINCIPAL