Boêmia ("Cechy", em língua tcheca; ou "Böhmen", em alemão) é uma região histórica da Europa Central, ocupando os terços ocidental e médio da atual República Tcheca.
Com uma área de 52.750 km² e 6,25 milhões de habitantes, de um total de 10,3 milhões de tchecos, a Boêmia é limitada pela Alemanha a oeste, a Polônia a nordeste, a província tcheca da Morávia a leste e a µustria ao sul. As fronteiras da Boêmia decorrem em grande parte ao longo de cordilheiras como a Sumava, as montanhas Ore ou Krkonose (Riesengebirge) como parte das montanhas sudetos.
Banhada pelos rios Elba, Moldava, Ohre e por lagoas e lagos. As cidades principais são Praga, Plzen, Ceské Budejovice, Liberec, Pardubice e Hradec Králové. O clima é continental temperado. A população concentra-se nas áreas industrializadas e nas planícies férteis. Cultiva-se centeio, cevada, aveia, batatas, pomares, beterraba açucareira, lúpulo e linho. Pecuária. Exploração florestal. Mineração (carvão, ferro, zinco, chumbo, prata, urânio, caulino e grafite). Indústria agroalimentícia, cervejeira, siderúrgica, mecânica, têxtil, química, da cerâmica, do vidro e da madeira. Termas (Karlovy Vary, Mariánské Lázne).
O nome Boêmia deriva de Boihaemum ou "casa dos boios" ("ó" aberto), povo celta que migrou para esta região no início do século V a.C. As tribos eslavas, que chegaram no século I d.C., dominavam o território no século VI. A partir do século X, a família dos Premyslidas exerceu a sua autoridade na Boêmia Central.
No início do século XV, nas Guerras Hussitas, a luta contra a hierarquia católica fez nascer uma forte consciência nacional. Em 1526, o trono passou para as mãos dos católicos Habsburgo e durante os três séculos seguintes as terras tchecas perderam a independência. O Estado independente nasceu após a I Guerra Mundial (28 de outubro de 1918). A Boêmia passou a fazer parte da Tchecoslováquia até 1993.
Com informações da Wikipedia
Mapa da Boêmia em verde, dentro da atual República Tcheca (verde + área cinza): Wikipedia
Armas do Reino da Boêmia: Wikipedia