Boa Esperança é um município do Estado de Minas Gerais. Localiza-se a uma latitude 21º05'24" sul e a uma longitude 45º33'57" oeste, estando a uma altitude de 775 metros. De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 38.509 habitantes, os esperancenses.
É neste município que se encontra a Serra da Boa Esperança, a qual se tornou célebre através da música que leva seu nome, composta por Lamartine Babo e interpretada por diversos cantores. Por seu território passa o Rio Grande, importante para o desenvolvimento da região.
O município surgiu com o desbravamento dos faiscadores que, à procura do ouro na região, estabeleceram um povoado em 1778, que, em 1804, com a chegada do padre Cleto passou a se chamar Dores do Pântano. Em 1866, a freguesia é elevada à vila, por lei provincial da época, sendo desmembrada do território de Três Pontas e com sede no povoado de Dores.
Em 1814, inicia-se a construção da igreja matriz, vindo a fortalecer o futuro município devido ao cunho político da religião na época, bem como nessa mesma época chegavam as primeiras mudas de café, iniciando aí uma fase de riqueza e progresso para município que se despontava como importante produtor cafeeiro nacional.
Em 15 de novembro de 1868, foi instalada a Câmara Municipal e um ano mais tarde, pela Lei Provincial nº 1.611, eleva a vila à categoria de cidade. Nascia nesse momento Boa Esperança, famosa cidade do sul de Minas Gerais.
Em 1958, com a criação do Lago de Furnas, a cidade passou a crescer em seu entorno ganhando ares de cidade turística, mudando sua trajetória também agora focada para o turismo.
Fonte: Decreto nº 26.229, de 17 de fevereiro de 2006 (http://cm-rio-de-janeiro.jusbrasil.com.br) e Wikipedia
Foto: Wikipedia