Bissau é a capital da Guiné-Bissau, localizada no estuário do Rio Geba, na costa atlântica. É a maior cidade do país, com o maior porto, constituindo como o centro administrativo e militar da região e de país. Bissau é também a capital do setor autônomo de Bissau.
Foi fundada em 15 de março de 1692 e em 1696 foi iniciada a edificação da fortaleza pela Companhia do Cacheu e Cabo Verde, sob o comando do capitão-mor José Pinheiro. Em 1703, no entanto, a companhia responsável pela construção não teve seu contrato de exploração de escravos renovado pela Coroa portuguesa, o que conduziu ao acúmulo de prejuízos e ao abandono da Capitania de Bissau, em 1707, ano em que, já no reinado de D. João V, o forte foi destruído.
Somente em 1766, com a final construção da Fortaleza da Amura (na época chamada de Praça de S. José, em homenagem ao rei que a mandou construir), teve início a evolução de Bissau na condição de cidade. A partir de então, cumpriu importante papel histórico na região, como centro de comércio e porto fortificado. Embora a Guiné Portuguesa fosse administrativamente dependente de Cabo Verde, a cidade exerceu por duas vezes o papel de sua capital, em 1836 e 1915.
Em 1855, foi criada em Bissau uma comissão municipal, e a pequena cidade veio a ser elevada a vila em 1859.
Em 1879, ocorre a separação administrativa entre Cabo Verde e a Guiné Portuguesa, quando a capital é transferida para Bolama. Somente em 9 de dezembro de 1941, pela terceira vez, Bissau voltaria a ser a capital de sua colônia.
Pela primeira vez, em 1914, Bissau recebeu um plano de urbanização, uma vez que se tornara cidade. E em 6 de fevereiro de 1948, já como capital da Guiné Portuguesa, a cidade alcançou a mais alta distinção, tendo sido elevada a Câmara Municipal. Já em setembro de 1974, com o reconhecimento da independência da Guiné-Bissau, tornou-se capital desse país independente.
O clima de Bissau pode ser classificado como clima de savana com temperaturas estáveis (média de 26 °C), já que não apresenta umidade suficiente para caracterizar um clima de monções. No entanto, é um clima mais úmido que muitos outros de seu tipo. Não chove muito nos meses de novembro a maio, permanecendo o maior volume de precipitações concentrado nos meses restantes. No total anual, Bissau recebe o equivalente a pouco mais de 2.020 mm de chuva. Nos meses de junho a outubro, período mais chuvoso, e até mesmo nos três meses anteriores, a alta umidade provoca um calor considerado extremamente desconfortável.
Fonte e brasão: Wikipedia