Rua Berna (Jardim Carioca) - CEP: 21921-710


Berna (em suíço-alemão Bärn; em alemão Bern; em francês Berne, em italiano e em romanche Berna) é a capital da Suíça. É uma cidade predominantemente germanófona, capital do cantão homônimo e também uma comuna.
Conta com 133.920 habitantes e estende-se por uma área de 51,6 km², possuindo uma densidade populacional de 2.595 hab/km². É atravessada pelo Rio Aar e limita-se com outras 11 comunas.
Berna está inscrita no patrimônio cultural mundial da Unesco, graças ao patrimônio medieval de sua cidade antiga, que conseguiu atravessar os séculos.
A língua oficial nesta comuna é o alemão.
A etimologia do nome "Berna" é incerta. Segundo a lenda local, com base na etimologia popular, Berchtold V, duque de Zähringen (o fundador da cidade de Berna) prometeu nomear a cidade após o primeiro animal que ele conhecesse na caça e este acabou por ser um urso. Se considera provável que a cidade foi nomeada após a cidade italiana de Verona, que na época era conhecida como Bern no idioma alto alemão médio. Supõe-se que o termo Bern tenha sido um topônimo pré-existente de origem celta, possivelmente da palavra "berna", que significa "fissura". O urso é o animal heráldico do selo e do brasão de armas de Berna, desde aproximadamente 1220. A mais antiga referência à manutenção de ursos vivos na Barengraben data da década de 1440.
Berna localiza-se no planalto suíço, um pouco a oeste do centro do país e 20 km ao norte dos Alpes Berneses, envolta por uma paisagem que foi formada por geleiras durante a mais recente era do gelo. As duas montanhas mais próximas à cidade são o Monte Gurten, com uma altura de 958 metros, e o Bantiger, com 947 metros.
A cidade foi construída originalmente em uma montanhosa península rodeada pelo Rio Aar, mas ultrapassou os limites naturais por volta do século XIX. Várias pontes foram construídas para permitir que a cidade crescesse nas terras além do rio.
Berna tem uma área de 51,62 km². Desta área, 45,0% são construídos e 19,0% são utilizados para fins agrícolas, enquanto 33,6% são arborizados. Do restante do território, 2,1% são compostos pela massa aquática (rios ou lagos) e 0,3% são terras improdutivas.
Berna contava, em dezembro de 2010, com 133.920 habitantes, dos quais 23,2% eram residentes estrangeiros. Ao longo da década de 2000, a população cresceu a uma taxa de 0,6%. Por volta de 2000, 81,2% da população falava alemão (o equivalente a 104.465 habitantes), 3,9% (5.062 pessoas) eram compostos por falantes de italiano e 3,6% eram falantes de francês, ou seja, 4.671 habitantes. Apenas 171 pessoas falavam romanche.
Berna é regida pela Gemeinderat, um conselho executivo com cinco membros, sendo um deles o próprio prefeito da cidade (Stadtpräsident). O Parlamento de Berna tem 80 membros e é chamado Stadtrat. Tanto o Legislativo quanto o Executivo são elegíveis, em geral, para mandatos de no máximo quatro anos. As últimas eleições foram realizadas em novembro de 2008 com uma participação de 43,48% do eleitorado bernês.
A cidade de Berna sempre evitou fazer acordos de geminação, como decidido pelo Conselho Municipal em 1979. No entanto, mantém relações ativas com várias cidades, seja em organizações conjuntas, como a Associação das Cidades, seja em projetos específicos, como fez em 2008 com as cidades de Basileia, Genebra e Zurique, também na Suíça, e com Salzburgo, na Áustria, por ocasião do Campeonato Europeu de Futebol, realizado em conjunto na Áustria e na Suíça.
Como exemplo da atividade industrial em Berna, cabe citar a fabricação dos chocolates suíços Toblerone, feito na cidade desde 1908.

Fonte e brasão: Wikipedia
Foto: Rainer Zenz



PRINCIPAL