Península Balcânica ou Bálcãs - como é mais conhecido - (ou ainda Balcãs, oxítona) é o nome histórico e geográfico para designar a região sudeste da Europa que engloba a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Grécia, a República da Macedônia, o Montenegro, a Sérvia, Kosovo, a porção da Turquia no continente europeu (a Trácia), bem como, algumas vezes, a Croácia, a Romênia e a Eslovênia e a Áustria.
O termo deriva da palavra turca para "montanha" e faz referência à Cordilheira dos Bálcãs, que se estende do leste da Sérvia até ao Mar Negro.
Indícios arqueológicos concluíram que a região é habitada desde antes de Cristo pelas culturas aurignacaian e gravettian. A partir do ano 3500 a.C., a região foi colonizada por seminômades provenientes das estepes russas, e posteriormente por povos da Europa Central. A região pertenceu a vários povos, como persas, gregos, romanos, bizantinos e otomanos. Povos como sérvios, búlgaros e magiares também conseguiram estabelecer pequenos impérios na região, contudo, não contiveram o avanço dos otomanos, que estenderam seu império à região na segunda metade do século XIV.
A Península Balcânica caracteriza-se por um relevo montanhoso pelo qual correm pequenos rios em várias direções, formando vales estreitos e planícies pouco extensas. Esse tipo de relevo reduz as áreas cultiváveis, que se limitam à um quinto da península.
As montanhas têm um impacto significativo no clima da península. As partes do norte e centrais dos Bálcãs têm um clima continental, caracterizado por invernos frios, por verões mornos, e pela precipitação bem distribuída. O do sul e as áreas costais, entretanto, têm um clima mediterrâneo, com verões quentes, secos e invernos suaves, relativamente chuvosos.
Fonte: Wikipedia
Mapa: www.curso-objetivo.br