Comendador da Ordem da Rosa, Aureliano Pereira Corrêa Pimentel nasceu em São João del-Rei a 26 de novembro de 1830, filho do capitão-mor João Pereira Pimentel e de Jesuína Cândida de Paula.
Em sua cidade natal, exerceu o magistério na Escola João dos Santos, que iniciou atividades a 25 de abriu de 1881. Lecionou Filosofia no Colégio São Francisco de Assis, dirigido pelo padre João Batista do Sacramento. Ensinou Filosofia, Latim, Português e Literatura em diversas localidades, sempre respeitado por sua notável erudição e probidade. Em Ouro Preto e no Rio de Janeiro submeteu-se a três memoráveis concursos públicos para o exercício do magistério. Defendeu erudita tese para provimento da cátedra de Português do Imperial Colégio de D. Pedro II (o atual Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro), no qual exerceu o cargo de reitor, entre 1885 e 1888.
A nomeação de Aureliano para o cargo causou surpresa nos meios intelectuais. Informa Carlos de Laet que, na ocasião, ouviu de D. Pedro a explicação seguinte: "É um sábio, um verdadeiro erudito que descobri em São João del-Rei".
Em 1883, defendeu tese para o Concurso à Cadeira de Latim.
Patrono da Cadeira nº 29, fundada na Academia Mineira de Letras pelo acadêmico Lindolfo Gomes, que publicou na Revista da instituição, em 1922, um estudo biográfico sobre Aureliano.
A 3 de junho de 1854, na igreja de Nossa Senhora do Rosário, casou-se com Mariana Cândida de S. Tiago, falecida no Rio de Janeiro, vítima de febre amarela, a 5 de fevereiro de 1886.
O casal teve como filhos João Pereira Pimentel (que veio a ser padre); Vicente, médico; Mécia Helena e Afonso Pimentel.
A 6 de setembro de 1886, Aureliano Pimentel casou-se com Hosana Muller, natural de Tiradentes, e falecida a 12 de julho de 1906, aos 95 anos de idade.
São três os filhos do segundo casamento: Iago Vitoriano Pimentel (1890-1962), médico; Hildebrando e Mercês.
Foi o primeiro presidente da conferência vicentina de Nossa Senhora do Pilar, a mais antiga de Minas Gerais, instalada a 14 de fevereiro de 1875.
Faleceu a 31 de dezembro de 1908 e foi sepultado a 1º de janeiro de 1909, no cemitério da Ordem de Nossa Senhora do Carmo.
Fonte: Wikipedia, Colégio Pedro II e Centro de Informações Sobre a Cidade de São João del-Rei (CIC)
Caricatura: Projeto de Centro de Referência em Iniciação Esportiva (Procrie)