Atalanta, na mitologia grega, é uma das Abantíades, ora ligada aos mitos da Arcádia ora às lendas da Beócia. Sua filiação é controvertida: é tida como filha de Íaso, ou de Mênalo, ou ainda de Esqueneu.
Como seu pai queria apenas filhos homens, Atalanta foi abandonada no Monte Partênio logo após o nascimento, tendo sido alimentada por uma ursa e depois recolhida e criada por caçadores. Tornou-se também caçadora, protegida por Artêmis. Muito ágil, era tão rápida "que poderia competir com os deuses Hermes e Íris", as divindades mais rápidas.
Pseudo-Apolodoro menciona várias versões sobre quem seria seu pai.
No texto em que ele fala sobre sua corrida, ela é filha de Iaso, filho de Licurgo, rei da Arcádia; sua avó materna pode ser Cleófila ou Eurínome, e sua mãe é Clímene, filha de Mínias.
No texto sobre a caçada ao javali Calidônio, Atalanta é filha de Esqueneu, filho de Atamante e sua terceira esposa, Temisto. Esta versão tem a autoridade de Hesíodo.
A terceira versão é atribuída, por Pseudo-Apolodoro, a Eurípides; por esta versão, ela era filha de Maenalus.
Como uma profecia afirmava que seria amaldiçoada e transformada em um animal ao se casar, Atalanta permaneceu virgem. Para demover os pretendentes, seu pai determinou que ela poderia se casar apenas com quem a vencesse na corrida. Os que fossem derrotados seriam mortos por Atalanta, que os trespassava com uma lança.
Muitos jovens já haviam perdido a vida tentando derrotar Atalanta, quando surgiu um novo pretendente de nome Hipomene, filho de Megareu. Hipomene pediu a ajuda de Afrodite que lhe deu três pomos (maçãs) de ouro, para que este os deixasse cair, um a um, no decorrer da corrida com Atalanta. Quando Atalanta via os pomos no chão, deslumbrada com sua beleza, parava para apanhá-los, fazendo com que Hipomene passasse à sua frente. Desta forma, Hipomene venceu a corrida e se casou com Atalanta. Tiverem um filho, Partenopeu, que tomou parte na primeira expedição contra Tebas.
Depois de se casar com Atalanta, Hipomene esqueceu de glorificar Afrodite. Como vingança, a deusa induziu o casal a violar um santuário de Zeus ou de Reia (conhecida em Roma como Cibele), onde namoraram. Como castigo pelo sacrilégio, Zeus (ou Reia) os transformou em leões para puxarem seu carro.
Atalanta participou da caça ao javali de Calidônia, onde desempenhou importante papel. Nos jogos fúnebres em homenagem a Pélias venceu a prova de corrida e também o de luta, batendo-se com Peleu. Tentou ainda embarcar com os Argonautas, mas foi descoberta por Jasão.
Fonte: Wikipedia
Imagem: Obra de Pasíteles (escultor da Grécia Antiga, pertencente à Escola Neo-Ática no tempo de Júlio César). Museus Vaticanos, Galleria dei Candelabri. Fotógrafo: Jastrow