As andorinhas são um grupo de aves passeriformes da família Hirundinidae (tanto que a palavra em português "andorinha" originou-se do termo latino "hirundine"). A família destaca-se do restante dos pássaros pelas adaptações desenvolvidas para a alimentação aérea.
As andorinhas caçam insetos no ar e para tanto desenvolveram um corpo fusiforme e asas relativamente longas e pontiagudas. Medem cerca de 13 cm (comprimento) e podem viver cerca de oito anos.
As fêmeas costumam pôr quatro ou cinco ovos, que depois são incubados durante cerca de 23 dias. Passado o tempo da incubação, nascem os jovens, cuja alimentação é feita por ambos os genitores.
Quando a temperatura baixa, as andorinhas juntam-se em bando e vão à procura de locais da Europa mais quentes, indo também para o norte de África. Depois, quando a temperatura volta a subir, por volta da primavera, regressam novamente.
Por isso, diz-se que a andorinha é uma ave migratória.
Elas usam lama e palha para fazer um ninho pequenino em forma de taça, que constroem em sítios abrigados: em celeiros, nos beirais dos edifícios, debaixo das pontes, etc.
Fonte: Wikipedia
Foto: Sxc.Hu