Rua Anajamirim (Jardim Carioca [oficialmente, Tauá]) - CEP: 21921-270


Anajá-mirim é o nome popular de uma palmeira, o mesmo que catolé, pequeno fruto proveniente de uma palmeira, Syagrus cearensis, que produz coco-catolé, típico da Mata Atlântica.
Outras palmeiras também são chamadas de catolé, entre elas a Syagrus smithii, ameaçada de extinção, e a Syagrus cearensis, de ampla ocorrência no Estado do Ceará, como sugere o nome.
Nos trópicos, os cocos são muito apreciados, tanto pelos turistas como pelos nativos. No Brasil, seus maiores cultivadores estão localizados no Nordeste e no Estado do Pará. O coqueiro gosta de clima quente e úmido.
Segundo a Wikipedia, "sua altura pode chegar a 30 metros. Também existem variedades anãs, que não ultrapassam três metros. Geralmente as espécies de catolé não têm casca, o que a difere completamente da macaúba (que tem casca)."
Já segundo a Pratec Construtora, "a anajá" (e não "o" anajá) "é uma árvore de 10-20 m de altura, com tronco de 20-35 cm de diâmetro. Sua madeira é empregada localmente para construções rústicas. As folhas são empregadas para cobertura de pequenas construções rurais.
Os frutos são comestíveis e eram vendidos no passado nos mercados do Rio de Janeiro.
As amêndoas são também comestíveis. A árvore é bastante ornamental e pode ser empregada com sucesso na arborização de praças e parques.
É uma espécie importante para a composição de plantios heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.
Floresce nos meses de agosto a dezembro.
E a maturação de seus frutos ocorre durante os meses de junho-novembro.
O nome "anajá" vem do tupi e quer dizer "grande palmeira"; "mirim", de mesma origem, quer dizer "pequeno".

Fonte: www.dicionarioinformal.com.br, www.pratec.com.br, www.significado.origem.nom.br e Wikipedia
Foto: www.pratec.com.br



PRINCIPAL