Praça Amazônia (Jardim Guanabara [oficialmente, Cacuia]) - CEP: 21931-245


A Amazônia é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica, que abrange 7 milhões de km², dos quais 5,5 milhões são cobertos por floresta tropical. Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguido pelo Peru com 13% e com pequenas quantidades na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa). Estados ou departamentos de quatro nações têm o nome de Amazonas por isso. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a mais biodiversa de floresta tropical do mundo. É um dos seis grandes biomas brasileiros.
No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada "Amazônia Legal" definida a partir da criação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em 1966. É chamado também de Amazônia o bioma que, no Brasil, ocupa 49,29% do território e abrange três (Norte, Nordeste e Centro-oeste) das cinco divisões regionais do país, sendo o maior bioma terrestre do país. Uma área de seis milhões de hectares no centro de sua bacia hidrográfica, incluindo o Parque Nacional do Jaú, foi considerada pela Unesco, em 2000 (com extensão em 2003), patrimônio da humanidade.
O nome Amazônia deriva de amazonas, mulheres guerreiras da mitologia grega. Segundo a lenda, as amazonas pertenciam a uma tribo, comandada por Hipólita, que não aceitava homens: as crianças de sexo masculino eram mortas ao nascer. Amazona significa sem centro, em grego (de "a-", que quer dizer "sem" + "mazôn", que quer dizer "centro"). Quando o aventureiro e explorador espanhol Francisco de Orellana desceu o rio em busca de ouro, descendo os Andes, em 1541, deparou-se com as índias icamiabas. A belicosa vitória das icamiabas contra os invasores espanhóis foi tamanha que o fato foi narrado ao rei Carlos V de Habsburgo, o qual, inspirado nas guerreiras hititas ou amazonas, "batizou" o rio de Amazonas. Amazonas é o nome dado pelos gregos às mulheres guerreiras. O termo Amazônia, no sentido de região, foi utilizado pela primeira vez em "O País das Amazonas" (de 1899), do barão Santa Anna Néri.

Fonte: Wikipedia
Foto de satélite da Nasa (DP), com marcação em amarelo da Amazônia



PRINCIPAL