Rua Altinópolis (Praia da Bandeira [Tijolinhos]) - CEP: 21921-540


Altinópolis é um município do Estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º01' sul e a uma longitude 47º22' oeste. Sua população estimada em 2010 era de 15.609 habitantes. Possui área de 929,426 km² e fica a 346 km da capital estadual.
A cidade é conhecida pelas suas atrações turísticas, como as esculturas de Bassano Vaccarini e as inúmeras cachoeiras e grutas. O clima ameno e agradável também é uma de suas características. A história da cidade de Altinópolis teve início com Diogo Garcia da Cruz e seus filhos Joaquim, Antônio (major) e João por volta da década de 1820, quando adquiriram terras da região chamada de São Bom Jesus da Cana Verde, atrelada ao município de Batatais e ali fundaram as fazendas Jaborandi, Fortaleza e Congonhal.
Antônio Garcia de Figueiredo, também conhecido como major Garcia, proprietário da Fazenda Fortaleza e sua esposa e sobrinha, Maria Thereza Figueiredo Garcia, construíram em seus domínios uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Piedade. A construção da capela foi, inclusive, relatada por visconde de Taunay em seu livro "Marcha das Forças".
Por volta de 1885, as primeiras casas já surgiam em volta da capela. Esse fato levou o major Garcia a doar 42 alqueires de sua Fazenda Fortaleza à capela, dando início ao povoado do Arraial de Nossa Senhora da Piedade.
Em 1875 o povoamento teve seus limites demarcados e foi elevado a Distrito de Paz, ou seja, teve reconhecida pelo poder público a fase inicial da formação de um núcleo urbano, passando a se chamar Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Mato Grosso de Batatais, entretanto, ficou mais conhecido apenas como Mato Grosso de Batatais. No ano de 1909 foi construída a Estrada de Ferro São Paulo e Minas cuja finalidade era passar nas fazendas cafeeiras da região e interligar cidades paulistas e mineiras.
Com o crescimento da cidade, a chegada de imigrantes, começaram a surgir as primeiras ideias da independência do distrito em relação à cidade de Batatais.
Com o clamor popular, coronel Honório Palma tomou a frente e iniciou a luta política para emancipação.
Em 1918 apresentou-se o projeto de elevação do Distrito de Mato Grosso de Batatais a município. Coronel Antônio Justino de Figueiredo e capitão José Esteves Júnior destacaram-se na delimitação do novo município. Em seguida, tomou lugar um plebiscito que definiria o nome da cidade. Os nomes concorrentes eram: Jetirana (planta convolvulácea ornamental, também chamada primavera-de-caiena) e Altinópolis, em homenagem ao presidente (governador) do estado da época (1916-1920), Altino Arantes (Batatais, 29 de setembro de 1876 - São Paulo, 5 de julho de 1965), que também dá nome ao edifício-sede do Banespa (banco do qual foi primeiro presidente), a uma estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em Osasco, onde ainda há um bairro nomeado em sua homenagem.
No dia 9 de março de 1919 foi instalada a primeira Câmara Municipal de Altinópolis, simbolizando esta data a fundação da cidade. Finalmente, em 25 de abril de 1965, instalou-se a comarca de Altinópolis, sinalizando completa independência e autonomia do município.

Fonte: Wikipedia e www.dicio.com.br
Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo. Data: 1919
Brasão: Wikipedia



PRINCIPAL