Rua Alexandre do Nascimento (Jardim Guanabara) - CEP: 21940-150


Alexandre Cassiano do Nascimento (Pelotas, 13 de agosto de 1856 - Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1912) foi um magistrado e senador e participou do Ministério de Floriano Peixoto durante a República Velha (ou Primeira República).
Fez seus estudos preparatórios no Rio de Janeiro e, em 1876, entrou na Faculdade de Direito de São Paulo, onde graduou-se em 1880. Foi então nomeado promotor público no Rio Grande do Sul e em 1882 juiz municipal em Livramento.
Republicano, abandonou o partido e o cargo público em 1879, para advogar, indo em 1884 residir em Pelotas. Unindo-se a Álvaro Chaves, organizou o Partido Republicano no sul do estado. No mesmo ano foi candidato à deputado provincial, não sendo eleito.
Partiu depois em campanha em prol da República, percorrendo cidades e vilas discursando e fazendo propaganda, até a Proclamação em 1889. Foi então eleito para a Assembleia Constituinte.
Combateu o golpe de Floriano Peixoto, mas quando Júlio de Castilhos se aliou a Floriano, deixou a oposição, sendo logo depois nomeado ministro do Exterior.
Foi também vice-presidente do Rio Grande do Sul, ministro da Fazenda e Interior e, finalmente, senador.

Fonte: Wikipedia Foto: www.itamaraty.gov.br



PRINCIPAL