Rua Alasca (Jardim Guanabara [oficialmente, Cacuia]) - CEP: 21931-240


O Alasca (em inglês, Alaska) é um dos 50 estados dos EUA e o maior em extensão territorial, sendo maior do que os estados americanos de Texas, Califórnia e Montana juntos (respectivamente o segundo, o terceiro e o quarto mais extensos).
É também o estado mais escassamente povoado dos EUA, com uma densidade populacional de 0,42 hab/km², a menor entre todos os 50.
Relativamente isolado do restante do país, o Alasca é considerado parte dos estados do Pacífico. Nos dias atuais, a discussão sobre a independência do Alasca tem ganhado força. É certo também que algumas ameaças de mísseis do extremo oriente só podem atingir os EUA pelo Alasca.
O Alasca é o estado mais setentrional e ocidental dos EUA. É também considerado por alguns como o estado mais oriental do país, uma vez que duas das ilhas do Arquipélago dos Aleutas estão localizadas no Hemisfério Oriental. A maior parte da população do Alasca vive na região sul e sudeste do estado. Muito do Alasca é escassamente povoado. Por causa disso, o cognome oficial do Alasca é The Last Frontier ("A Última Fronteira"). O Alasca é uma península e faz fronteira somente com o Canadá, território de Yukon e província de Colúmbia Britânica. O Alasca é um dos dois estados americanos que não fazem parte dos EUA continentais, os 48 estados localizados entre o Canadá e o México. O segundo estado é o Havaí.
O nome Alasca provém da palavra Alyeska, que significa grande terra em aleúte, idioma esquimo-aleutiano falado em partes do seu território. O Alasca foi comprado do Império Russo em 1867, graças à insistência do então Secretário de Estado americano William Henry Seward, por US$ 7,2 milhões. À época, Seward foi criticado por outros políticos e ridicularizado pela maioria da população americana pela sua decisão, uma vez que boa parte da população americana acreditava então que o Alasca não passava de uma região coberta de gelo imprestável e que só servia para morada de ursos. Porém, descobertas de grandes reservas de recursos naturais desde então atraíram milhares de pessoas à região. Em 3 de janeiro de 1959, o território do Alasca foi elevado à categoria de Estado, tornando-se o 49º estado americano.
O primeiro assentamento europeu no Alasca foi fundado em 1784.
O Estado limita-se a norte com o Oceano Ártico, a oeste com o Estreito de Behring (o qual separa o Alasca da Rússia) e ao sul com o Mar de Bering. O Alasca limita-se a leste com o território canadense de Yukon e com a província canadense de Colúmbia Britânica.
Tem área de 1.723.336,57 km² (dos quais 1.477.953,12 km² são terra firme e o resto é coberto por água).
É cortado pelo Rio Yukon, um dos rios mais longos da América do Norte, com seus 3.185 km de comprimento. O estado possui milhares de pequenos lagos, com até algumas dezenas de quilômetros de largura. Porém, o Alasca é conhecido primariamente por abrigar milhares de geleiras.
Cerca de 35% do Alasca é coberto por florestas. A maior parte das florestas localiza-se no sul do estado.
O litoral do Alasca possui 10.686 km de comprimento. A extração de petróleo é atualmente sua principal fonte de renda.
Sua capital é Juneau; e a cidade mais populosa, Anchorage, que possui, aproximadamente, 275 mil habitantes.

Fonte: Wikipedia
Selo do Alasca: Governo dos EUA

PRINCIPAL