Conjunto Habitacional Ruben Berta (Portuguesa [Aerobitas])


Ruben Martin Berta (Porto Alegre, 5 de novembro de 1907 - Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 1966) foi presidente da Varig.
Filho de Martin Félix Berta e Helena Maria Lenz. Casado com Wilma Weber Berta e pai de Ivone e Eliete.
Estudante de Medicina, foi contratado por Otto Ernst Meyer, e aos 19 anos e tornou-se o primeiro funcionário da Varig, como auxiliar de escritório e secretário de seus diretores fundadores.
Devido à II Guerra Mundial, Otto Meyer o então presidente da Varig, resolve renunciar ao cargo para proteger a empresa, já que ele era alemão e o Brasil apoiou os Aliados no conflito.
Em 1942 assumiu o cargo mais alto da empresa gaúcha. Ruben Berta foi um dos principais funcionários da Varig.
Em 1945, lançou a ideia da Fundação dos Funcionários da Varig, que reuniria mais da metade das ações da companhia e viria, depois de sua morte, ser conhecida como Fundação Ruben Berta.
Em 14 de dezembro de 1966, Ruben Berta sentiu fortes dores no coração em sua mesa de trabalho. Os médicos foram chamados, enquanto isso Ruben insistia em continuar trabalhando. Até a sua morte, passava instruções para Erik de Carvalho. Uma hora após sentir as primeiras dores no peito, Ruben Berta morreu devido a um infarto.

Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro e Wikipedia
Foto: http://salvaravarig.blogspot.com



PRINCIPAL